NANDO REIS
Citar estatísticas ao iniciar um artigo sobre um artista performático é altamente incomum, mas no caso de Nando Reis é necessário mostrar sua verdadeira gama artística. Em 2016, ele foi o sexto artista ao vivo mais tocado no país, suas músicas ficaram em 13º na lista dos mais tocados no rádio e o número 1 a categoria de som ambiente. Dado isso, não é exagero dizer que em seus 35 anos de carreira desde que ele subiu ao palco como Titã, em 1982 (de sua antiga banda Titãs), sua produção literária o transformou em um dos principais compositores brasileiros da história. Para contextualizar, os próximos artistas da lista de músicas mais tocadas são Caetano Veloso, Renato Russo (Legião Urbana) Lulu Santos e Djavan.
Sem contar com o lado estrangeiro de Nando - no atual 2018 ele já fez uma turnê européia com o Trinca de Ases (quando ele tocou junto com Gal Costa e Gilberto Gil), no ano passado ele fez shows nos Estados Unidos e na Europa com banda e fez faz essas turnês desde 2010. 'Diariamente' cantada por Marisa Monte, 'All Star', 'O Segundo Sol' e 'Relicario' gravada por Cassia Eller, 'Resposta e' É Uma Partida de Futebol 'gravada por Skank,' Do Seu Lado 'de Jota Quest, 'Onde Você Mora?' E 'Querem meu Sangue', da Cidade Negra. Todos foram grandes sucessos no Brasil e foram escritos por Nando Reis, sozinhos ou em parceria com os artistas.
pitty
Pitty nasceu em 7 de outubro de 1977, em Salvador (BA). Aos 11 anos ganhou o primeiro violão e aos 16 montou sua primeira banda,“Shes”, na qual tocava bateria e que durou cerca de um ano. Em 95 começou a trabalhar em um estúdio musical em Salvador. No ano seguinte passou a integrar a banda de hardcore Inkoma como vocalista. Em 98 o Inkoma gravou uma faixa num CD tributo aos Ratos de Porão e, nessa ocasião, a banda conheceu o produtor Rafael Ramos, que veio a produzir e lançar o disco “Influir”, em 2000, pelo selo Tamborete. No ano seguinte o Inkoma chega ao fim. Com material acumulado, Pitty assina com a gravadora Deck em 2002 e lança seu primeiro disco solo, "Admirável Chip Novo" (2003). A partir dessa data Pitty lança os seguintes álbuns: "Anacrônico" (2005), “{Des}Concerto” (2007)”, o DVD “Chiaroscope” (2008), o DVD “A Trupe Delirante no Circo Voador” (2011).
No final de 2011 lançou o projeto Agridoce. Fruto de composições feitas despretensiosamente nos intervalos das turnês, o Agridoce traz a cantora no piano e o guitarrista Martin no violão. Com músicas mais leves e delicadas do que o trabalho com a banda completa, Agridoce emplaca o sucesso “Dançando” e sai em turnê pelo Brasil. Em 2014 lançou “SETEVIDAS” e 2017 passou a ser apresentadora do programa Saia Justa e gravou com Elza Soares a música de sua autoria "Na Pele”. Em 2018 lançou "Contramão", com participações de Tassia Reis e Emilly Barreto, da banda Far From Alaska, e "Te Conecta". Em abril de 2019 jogou pro mundo o aclamado "Matriz", que rende frutos até o momento.
thiaguinho
Nascido no interior de São Paulo e criado do Mato Grosso do Sul, Thiaguinho carrega diversos gêneros em sua paleta de referências musicais, desde a música sertaneja, até o samba de Elis Regina ou soul de Tim Maia. Conheceu o pagode através de um tio, e o ritmo logo o fascinou.
O nome de Thiaguinho, assim como sua inconfundível voz, ecoaram no Brasil pela primeira vez através do reality show “Fama”. Seu talento e carisma levaram-no ao Grupo Exaltasamba, que longo se tornou a maior banda de pagode brasileira.
Hoje em carreira solo, Thaguinho tem alto reconhecimento no mercado, agradando a gregos e troianos com suas músicas que se tornam, invariavelmente, hits. O ex-apresentador do programa “Música Boa Ao Vivo” (MSW) retornou a Som Livre em uma parceria que promete render bons frutos para os amantes de música de qualidade.
Em pouco tempo, lançou "#VamoQVamo", "Tardezinha" e "Só Vem! (Ao Vivo)", trabalhos que legitimaram Thiaguinho como um dos maiores artistas da atualidade.
Jota Quest
Banda brasileira formada nos anos 90 na efervescente cena pop-rock de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Lançaram, em 1995, o álbum independente “J.Quest” que seria seu passaporte para o primeiro contrato com a Sony Music, gravadora com quem construiriam sua carreira discográfica que totaliza hoje: 10 álbuns de estúdio, 5 registros "Ao Vivo", 1 álbum "Latino" e um audiovisual “Acústico", além de inúmeros singles, videoclipes, docs e coletâneas que somadas ultrapassam 7 milhões de unidades físicas vendidas, e acabam de alcançar a marca de 1B de views, plays e downloads.
Com a mesma formação desde o início: PJ (baixo), Paulinho Fonseca (Bateria), Marco Túlio (guitarra), Márcio Buzelin (teclados) e Rogério Flausino (Voz); dois prêmios "Grammy Latino" na bagagem e diversas premiações nacionais, a banda reúne, em pouco mais de 25 anos de trajetória, parcerias e colaborações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como: Milton Nascimento, Nile Rodgers (USA), Roberto Carlos, Maná (México), Nando Reis, Seu Jorge, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Anitta, llya Kuryaki & Valderamas (Argentina), Ney Matogrosso, Tony Tornado, Erasmo Carlos, Lulu Santos, Earth Wind and Fire (USA), Natiruts, Marcelo Falcão, Maria Gadú, Pitty, Wilson Sideral, entre outros.
Na estrada com a nova turnê “JOTA25 - De Volta ao Novo”, em celebração de seus 25 anos de trajetória de sucesso, grupo acaba de lançar 10° álbum de estúdio: "De Volta ao Novo - Volume 1".
nxzero
nxzero
Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra e voz), Dani Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo) e Fi Ricardo (guitarra) mudaram o cenário musical brasileiro como parte do NX Zero. Formada em 2001, a banda paulistana passou por mudanças até a formação atual. Em 2006, assinaram com a Universal Music e lançaram o disco homônimo, que levou o quinteto ao topo das paradas, com aparições nos principais programas e premiações da música brasileira. O álbum “NX Zero” vendeu mais de 100 mil cópias e ganhou certificado de platina. Em 2007, a carreira da banda explodiu com o hit “Razões e Emoções”, e em 2008 conquistaram o Latin Grammy de Melhor Álbum de Rock com “Agora”. O quinteto consolidou-se como uma das maiores bandas de rock brasileiras, lançando trabalhos como “Sete Chaves”, “Projeto Paralelo”, “Em Comum”, “Norte”, além de audiovisuais como “MTV Ao Vivo”, “Multishow Registro: Sete Chaves”, entre outros. Em 2023, após um hiato de 5 anos, a banda retornou aos palcos com a turnê “Cedo ou Tarde”. Com inúmeros hits, NX Zero viajou o Brasil com mais de 50 shows, esgotando ingressos no Allianz Parque, em São Paulo. Também lançaram a inédita “Você Vai Lembrar de Mim”. Em 2024, tocaram em festivais como Planeta Atlântida, I Wanna Be Tour e Rock in Rio, além de um lançamento internacional com The Used. No dia 04/10, lançam o registro ao vivo da "Tour Cedo Ou Tarde".
PAULO Miklos
Ao longo de sua carreira, Paulo Miklos se tornou muitos artistas ao mesmo tempo. Na via principal, construiu uma sólida personalidade como cantor e compositor, sobretudo nos anos em que integrou os Titãs. Ali, Miklos se tornou o intérprete de clássicos absolutos do rock brasileiro. Seu timbre inconfundível é, desde então, parte da memória afetiva nacional. Na via paralela, Paulo Miklos ergueu uma já consagrada carreira como ator – no cinema, na televisão e no teatro. Apresentou programas de TV, foi jurado de reality show, fez tudo o que quis – e foi bem-sucedido em todas essas investidas, pelas quais ganhou prêmios e prestígio. Fértil compositor, fez dois álbuns individuais em paralelo a banda: “Paulo Miklos” (1994), e “Vou Ser Feliz e Já Volto” (2001). Estes trabalhos são o fio condutor para chegar ao “agora” que Miklos entona no título do mais recente trabalho “A Gente Mora no Agora”. É no palco, levando a turnê do novo disco, que Paulo Miklos junta todos os artistas que se tornou. Estão em cena o compositor, o intérprete, o ator, o instrumentista. Todos têm de estar presentes na verdadeira estreia individual de Paulo Miklos. Por todas essas, A Gente Mora no Agora se faz um petardo ainda mais relevante na história da música popular brasileira recente. Em 2022, lançou o disco "Do Amor Não Vai Sobrar Ninguém", feito totalmente à distância e com canções inéditas compostas durante a pandemia.
flor gil
Flor Gil é uma cantora e compositora brasileira, neta do renomado músico Gilberto Gil. Nascida em uma família repleta de talentos musicais, Flor começou a se destacar ainda jovem, apresentando-se em palcos importantes e colaborando com artistas de renome. Com uma voz suave e marcante, sua música carrega influências de MPB, samba, e pop, refletindo a rica tradição musical brasileira com uma pegada contemporânea. Além de sua herança familiar, Flor Gil traz uma identidade própria à cena musical, conquistando um público cativado por sua autenticidade e frescor.
alexandre carlo
O brasiliense Alexandre Carlo, idealizador, fundador, cantor, compositor e guitarrista da banda Natiruts, é um dos principais nomes da música brasileira oriundos da capital federal. Possui uma trajetória de sucesso ininterrupto, que começou em Brasília e conquistou fãs em todo o mundo com uma música que parte do reggae e passeia por diferentes influências sonoras, resultando em uma personalidade artística única, que ajuda a explicar o tamanho de seu sucesso. Alexandre Carlo é autor de hits que ultrapassam gerações, como Liberdade pra dentro da cabeça, Presente de um beija-flor, Natiruts Reggae Power, Quero ser feliz também e Andei só, entre tantas outras, distribuídas em 11 álbuns, que elevaram a popularidade do reggae no Brasil a um patamar inédito, além de configurar o cantor e compositor não apenas como maior nome no Brasil do gênero musical surgido na Jamaica, mas também em língua portuguesa. Transitando por eventos de música pop, de world music e de reggae, o Natiruts fez diversas turnês nos Estados Unidos e apresentações em países da América Latina, da Europa, além de Austrália e Nova Zelândia, tocando, muitas vezes, para um público majoritariamente estrangeiro. O EP Carlo 50, cujo título alude aos 50 anos do músico, completados em março de 2024, passeia por seus diferentes interesses musicais, como em um resumo de sua trajetória.
PAULO RICARDO
Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros nasceu no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1962. Em 1983, depois de morar seis meses em Londres, volta ao Brasil e monta sua banda, RPM. Em maio de 85 lançam o LP Revoluções por Minuto. Ney Matogrosso dirige seu show, Rádio Pirata ao Vivo, e em agosto de 86, o álbum homônimo. Em 88 o CD e a turnê Quatro Coiotes. No carnaval de 89 a banda faz sua última apresentação. Ainda em 89 lança seu primeiro disco solo, e em 91 lança o álbum Psicotrópico. Em 93 monta o projeto Paulo Ricardo & RPM. Em 96 lança o álbum Rock Popular Brasileiro. No final de 97, O Amor me Escolheu, e a música "Dois" é a mais tocada e mais vendida de 98, e o álbum é lançado em toda a América Latina, em espanhol, como La Cruz y la Espada. Em 2001 lança sua versão de "Imagine" de John Lennon, única autorizada por Yoko Ono. Em 2002 o projeto do CD e DVD MTV RPM 2002, em 2003 Zum Zum e em 2005 o CD e DVD Acoustic Live. Em 2011 o RPM volta com o CD e a turnê Elektra. Em 2016 lança o Novo Álbum. De lá pra cá lançou o EP Paulo Ricardo canta Cazuza, vários singles e o DVD Sex on the Beach, em 2020, o álbum "Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius". Ainda em 2020 lançou o single "Tempo de Espera". Em 2022 lança “Herói Made in Brazil", e em 2023, o álbum "Voz, Violão & Rock'n'roll". Atualmente excursiona com seu novo show Rock Popular, e prepara um novo album de inéditas! É casado com a fotógrafa Isabella Pinheiro e tem quatro filhos.
SAMUEL ROSA
Cantor, músico e guitarrista. Samuel Rosa é compositor das canções "Ainda Gosto Dela", "É Uma Partida de Futebol", "Noites De Um Verão Qualquer" e "Algo Parecido". Suas músicas têm influências de artistas como Bob Dylan, The Beatles e Oasis. Com mais de 30 anos de estrada, conquistou grandes indicações e alcançou números incríveis em sua carreira. Samuel Rosa acaba de lançar ROSA, seu primeiro disco solo.
Thedy correa
Thedy Correa é um cantor, compositor, escritor e radialista brasileiro, mais conhecido como o vocalista da banda Nenhum de Nós. Nascido em Porto Alegre, Thedy ajudou a fundar o grupo em 1986, tornando-se um dos ícones do rock gaúcho e da música brasileira. Com uma carreira de mais de três décadas, suas letras poéticas e engajadas, junto à sua voz inconfundível, conquistaram gerações de fãs. Além da música, Thedy também se destacou como autor de livros e por seu trabalho em programas de rádio. Sua versatilidade artística e contribuição ao cenário cultural brasileiro o tornam uma figura respeitada e admirada.
black pantera
Formado pelos irmãos Charles da Gama (vocal e guitarra) e Chaene Gama (baixo e vocal) com Rodrigo Pancho (bateria), o Black Pantera surgiu em 2014, em Uberaba-MG. Seu primeiro álbum, “Project Black Pantera” veio no ano seguinte, com excelente repercussão da imprensa. Abriram shows de artistas como Slayer e Sepultura e se apresentaram em festivais como Porão do Rock, Afropunk FR e Virada Cultural. Após assinarem com a gravadora Deck, em 2020 lançaram o single “I Can’t Breathe ” em referência ao assassinato de George Floyd. No mesmo ano saiu o EP “Capítulo Negro” com releituras de músicas antirracistas. Em 2022 lançaram “Ascensão”, um divisor de águas na carreira do trio. A ótima repercussão do disco abriu espaço para shows no Rock in Rio, Primavera Sound e Lollapalooza. Em músicas como “Padrão é o Caralho” e “Fogo nos Racistas" eles não só reafirmavam sua bandeira antirracista como apresentavam a força e o peso do som, um crossover de rock, punk, hardcore, funk e metal. Em 2023 lançaram o EP em inglês “Griô” e, em maio de 2024, seu quarto disco de estúdio, "PERPÉTUO". Tanto do ponto de vista sonoro como do conceito, o álbum amplia o que a banda já havia apresentado em “Ascensão”, expandindo o som, agregando mais estilos e instrumentos, sem perder a identidade, muito pelo contrário, fortalecendo a essência da banda. Atualmente a banda está em turnê do novo disco, com presença confirmada no Rock in Rio 2024 e Knotfest, e em shows com Living Colour, Sleaford Mods e Sepultura.
humberto gessinger
Cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor, Humberto Gessinger é fundador dos Engenheiros do Hawaii, uma das grandes bandas da história do pop rock no Brasil. Em 33 anos de carreira, lançou 21 CDs, 7 DVDs, conquistou oito Discos de Ouro, um Disco de Platina, quatro DVDs de Ouro e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock com o CD/DVD “inSULar ao vivo” (2014, Coqueiro Verde). Em 2008 após uma pausa por tempo indeterminado nos Engenheiros do Hawaii lançou o projeto Pouca Vogal, um power duo em parceria com Duca Leindecker. Em quatro anos foram mais de 220 shows e um CD/DVD gravado ao vivo. No final de 2012 o Pouca Vogal encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar a carreira solo. Em 2013 lançou seu 20º álbum, "inSULar" (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo e em 2014 o DVD/CD “inSULar ao vivo” (Coqueiro Verde). Em 2016, após três anos viajando por todo Brasil com “insular”, Humberto lançou a turnê “Louco Pra Ficar Legal” e dois novos singles, “Pra Ficar Legal” e “Faz Parte”; e em 2017 o compacto “Desde Aquela Noite” com três composições em parceria: “Alexandria” com Tiago Iorc; “O Que Você Faz à Noite” com Dé, do Barão Vermelho e “Olhos Abertos” com o Capital Inicial. Atualmente prepara o lançamento de seu novo DVD ao vivo, registro da turnê “Desde Aquele Dia” que celebra 30 anos de “A Revolta dos Dândis”, disco clássico dos Engenheiros do Hawaii. O DVD traz ainda as inéditas “Pra Caramba”, “Cadê?”, “Das Tripas Coração” e “Saudade Zero”.
VANESSA DA MATA
Vanessa da Mata faz convite caloroso na primeira música de seu novo projeto. "Vem Doce" é um convite feito de maneira swingada e suave, resultado da união de gêneros e ritmos que a artista traz em sua atual fase. Escrita e delineada a partir de uma base instrumental do produtor Papatinho, sendo essa a primeira parceria dos dois, a canção apresenta Vanessa sob a luz pacífica de um momento de reconciliação, que encaixa perfeitamente com a sonoridade R&B abrasileirada. “Vem Doce” também empresta elementos da MPB, Jazz e Pop, indicando quais caminhos a artista pode explorar no próximo álbum.
lucas felix
Lucas Felix é sem dúvida um dos nomes integrantes do movimento que tem trazido nova vida à MPB. Com o seu mais recente álbum, "Canto Que Vem Do Mar", Lucas convida o público a mergulhar nas profundezas de suas letras poéticas e melodias cativantes, que capturam a essência da MPB enquanto incorporam elementos contemporâneos. O mar e a fé são presenças constantes no novo projeto. Nascido e criado em Niterói, no Rio de Janeiro, ele decidiu estudar música e gravar seu primeiro disco depois que voltou de um mochilão pela América Latina. Seu último EP, "Convite", gravado durante a pandemia, contou com grandes nomes da música brasileira - Mariana Aydar, Mestrinho, Letieres Leite, Lucy Alves e Illy. As músicas "Saudade É Tempero de Vó", com participação de Mestrinho, e “Esse Seu Jeito” já ultrapassam a marca de 1 milhão de views no YouTube.